18 de dez. de 2012

Frango à passarinho no forno


Por saber da necessidade de vitaminas que as carnes trazem para nós que somos operados, procuro comer carne - seja ela branca ou vermelha - diariamente, nas duas refeições principais, porém confesso, que tenho maior preferência por carne branca, antes da cirurgia já não era muito dada a carne vermelha, agora então nem se fala, é errado, mas não desce, e é por isso que eu procuro variar minhas receitas com carne branca.

Evito frituras ao extremo, o que puder fazer pra não comer fritura eu faço, e essa receitinha surgiu da vontade de comer frango a passarinho, como não queria fritar, fiz assado, e ficou muito gostoso!

Ingredientes:

O frango em si:

- 1 peito de frango sem ossos e sem pele cortado em cubos
- 1/2 cebola cortada em pétalas
- Ervas à gosto

Para a marinada:

- Suco de meio limão
- 3 colheres de sopa de molho shoyo
- 1 colher de sopa de colorifício
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 dentes de alho bem amassados

Modo de preparo:

- Retirar a pele do peito do frango e corta-lo em cubos (eu corto em cubinhos de aproximadamente 2x2cm)
- Prepare a marinada juntando todos os ingredientes.
- Em uma tigela junte o frango com os temperos, mexa bem e leve à geladeira, deixe marinando por no mínimo uma hora, mas fica delicioso e com sabor muito mais acentuado se ficar marinando de um dia para o outro!
- Pré aqueça o forno em 200º, forre com papel alumínio uma assadeira baixa (eu uso de pizza) e pincele azeite sobre o papel alumínio (assim a forma fica bem mais fácil de limpar pq não gruda nada nela) e distribua os pedaços de frango já marinados sobre ela, espalhe as pétalas de cebola e as ervas, leve ao forno.
- A cada vinte minutos abra o forno e dê uma mexida, virando os pedaços de frango pra que dourem por igual e as cebolas caramelizem e fiquem deliciosas.
- Ficará pronto quando estiver douradinho e beeeeeeeem cheiroso!

Dica:  Embora ame cozinhar eu detesto lavar louça depois, portanto, pra fazer marinadas costumo usar saquinhos plásticos daqueles que compramos verduras no supermercado, alguns lugares vendem rolos daqueles, e preparo a marinada, coloco o tempero lá dentro, tiro o ar, amarro a boca do saco e coloco na geladeira pra pegar o sabor, depois é só jogar o saquinho fora e tcharam, não há tigela nenhuma pra ser lavada, fora o espaço que poupa na geladeira!

1 comentários:

Adoro esse frango! Bom demais! A propósito, aceite meu convite e venha ver o texto de número 292 de minha literatura amadora. >>> HEMATÓFAGO no http://jefhcardoso.blogspot.com lhe espera. Abraço!

Postar um comentário